O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais...
Brian Jackson acabou de entrar na faculdade. Saiu de uma cidade do interior, está morando no campus, e além de tudo entrou com uma bolsa de estudos. Sempre foi um dos alunos mais inteligentes da sua escola, mas quando sua vida acadêmica começa, aos poucos, percebe que a faculdade não era do jeito que imaginava, e que ele não era tão inteligente quanto pensava.
A história se passa na década de 80 e acompanhamos Brian em uma mudança de vida, pelo menos ele imaginou que seria uma grande mudança.
“Quero usar palavras como “epônimo” e “solipsismo” e “utilitário” com segurança.”
Os acontecimentos da vida de Brian, mesmo sendo na década de 80, lembram muito a de qualquer pessoa que está entrando na faculdade, e têm todas aquelas grandes expectativas, como se sua vida fosse mudar magicamente apenas pelo fato de ter entrado na faculdade.
Como ele sempre acreditou que saber de tudo, tirar as melhores notas, e se sair muito bem em todas as matérias da escola fosse o essencial para ir bem na faculdade, em muitos momentos vimos o quanto ele estava errado.
No geral com tudo isso, Brian Jackson acabou se tornando alguém muito arrogante. Desde tratar seus amigos com indiferença até fazer coisas que antes não pensaria em fazer.
“- Prometa que você não está virando um babaca.”
Assim como todo garoto adolescente, mas é “lógico” que Brian gosta da garota mais bonita e mais popular da faculdade, Alice, e claro, pensa que a conquistou, por ser inteligente e por ter uma conversa inteligente e “sacadas” perfeitas, mas claro, que as coisas não são tão fáceis assim.
E em todo esse meio acadêmico surge o famoso programa de televisão de perguntas, O Desafio, o qual Brian assiste desde criança, e que agora finalmente poderia participar…bom pelo menos em sua cabeça ele já estava com a certeza de ter conseguido uma vaga.
“De maneira geral, costumo decidir mudar minha vida numa média de, talvez, 30 ou 40 vezes por semana, em geral às 2h da madrugada, bêbado, ou cedo na manhã seguinte, de ressaca, mas, dessa vez, vai acontecer mesmo.”
O livro é narrado em primeira pessoa, e confesso que há muito tempo não lia nada em primeira pessoa de um ponto de vista masculino, gostei muito do estilo do autor, foi o primeiro livro dele que li e por ter gostado bastante pretendo ler outros livros dele.
No geral dá pra dar umas boas risadas, é uma leitura leve, mas que te faz ler o livro inteiro rapidamente. E de algum modo, em alguma parte do livro você irá se identificar com Brian e sua grande aventura na faculdade.