• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
14 nov 2020

Shift – Em Bailey

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags4 estrelas, Editora Fundamento, Em Bailey, sobrenatural, thriller psicológico

Autor(a): Em Bailey
Editora: Fundamento
Nº de Páginas: 292
Comprar: Submarino

CURTI

    • Olive Corbett não é louca.
      Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas.
      E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente "sugando" a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é?
      Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?

Escolhi “Shift” por apenas um motivo: a capa! A capa era a única coisa que eu sabia sobre Shift, mas foi o suficiente pra eu me convencer de que deveria ler de qualquer jeito esse livro. Então foi uma surpresa descobrir um livro mais obscuro do que eu imaginei, esse aqui é definitivamente um YA thriller bem gostosinho de se ler.
Olive é uma garota que passou por muitas coisas, e por causa de toda a situação a sua vida mudou deixando de ser a típica popular e se afastando dos amigos. Acontece que com a chegada de uma nova menina, Olive parece ser a única que percebe que as coisas estão erradas e que a nova menina está envolvida. E então, acaba sendo responsabilidade da Olive resolver essa situação, antes que seja tarde demais.

“Esse é o problema quando você é a única pessoa que acredita em alguma coisa.
Você começa a se perguntar se não está errada.
E parece bem mais fácil se deixar levar pela opinião da maioria, como qual quer outro.”

Olive passou por algumas coisas e por causa disso abriu mão de quem era, deixando de ser a melhor amiga da menina mais popular, Katie. Seu comportamento que era tão brilhante se tornou obscuro e essa foi a forma que Olive encontrou para lidar com o seu passado. Então, junto de apenas Ami a protagonista vai levando a sua vida. Tá, vamos lá, a Olive passa por problemas familiares, e a Ami consegue se conectar através das suas dores, é bem legal que apesar de tudo a protagonista não tenha se isolado sozinha. E tudo ia continuar assim se não fosse a chegada de Miranda Vaile.
Miranda veio com um pacote completo de boatos sobre ela, sendo o mais famoso o de que ela havia matado os próprios pais. Por causa disso a protagonista acaba se interessando pela novata e a observa atentamente, tão atentamente que percebeu algumas coisas estranhas que os outros pareciam não ver. Miranda assume gradualmente o cargo de melhor amiga da Katie, e apesar de distante Olive ainda a considera uma amiga. Mas com a proximidade de Katie com Miranda as coisas vão desandando, a ex melhor amiga vai definhando rapidamente e ninguém, além de Olive, parece perceber isso. Então com a ideia de ajudar, a protagonista começa a buscar razões e inicia uma pesquisa, e eu adorei que ela fez o mesmo que eu faria: foi no google. Provavelmente o resultado deu que ela estava com câncer, o google sempre diz isso pra tudo ahuahauhauha!

“[…] às vezes, a resposta ilógica é a única que faz sentido.”

Nessas buscas a Olive encontra uma resposta, mas a resposta não parece plausível. E mesmo que as evidências apontem enormemente para sua descoberta, a realidade nega essa possibilidade que é na melhor das hipóteses fantasiosa. E aqui é a grande jogada do livro, não temos certeza do que é real e do que é invenção da cabeça da narradora. Ela está louca? Ela está certa? A Olive seria uma pessoa com problemas mentais? Ou seria a Miranda alguém do mundo sobrenatural? Essas perguntas sempre estão permeando a leitura. A verdade é que a Olive acaba se deparando com o dilema sobre se deve ou não interferir, se vale a pena ela prejudicar a sua saúde mental para ajudar pessoas das quais ela se esforçou tanto para se afastar. Mas o lance é que pelos protagonistas serem adolescentes, as escolhas vão bem de acordo com a idade, ou seja, as piores possíveis.

“- E agora, o que faremos? – perguntei-lhe – O que devemos fazer a respeito de Miranda?
A resposta de Ami foi imediata.- Nada. Só vamos ficar bem longe do caminho dela.”

Vamos falar das coisas boas do livro, gostei do romance. Foi gostoso de se ver, e não foi um instalove. As reviravoltas foram bem interessantes, faziam sentido e aumentava o mistério sobre se era real ou paranoia da protagonista. Gosto da forma em que foram abordados diversos problemas que as pessoas podem se conectar, especialmente com o tratamento de grupo aos que não fazem parte, não é inovador, porém foi bem feito. Gosto da forma em que foi utilizado o sobrenatural e a sua aplicabilidade na história, além do questionamento de se é real ou não, e o dilema do que é verdade e do que é aumentado pela lente da paranoia da protagonista. Outro ponto interessante foi o uso do controle psicológico pra fazer o thriller andar, na real é bem fácil de encontrar pessoas que são umas sugadoras emocionais em qualquer lugar na vida real e sobrenatural. E a escrita, apesar de meio verde, foi boa de se ler, inclusive li o livro bem rápido.

“Faça todos os dias algo que tem medo de fazer.”

Já pelo lado negativo preciso começar tirando o elefante da sala e dizendo que eu amo thrillers psicológicos e romances de terror, mas este aqui esteve um nível mais simplista (então não tenha grandes expectativas que seja algo muito elaborado) e eu considero isso porque é um YA. Muitas informações que não precisavam ser ditas foram expostas em frases e mais frases, eu queria ter tido uma maior confiança da autora de que os leitores seriam capaz de seguir o pensamento… iríamos porque era bem óbvio hahahaha. Outro ponto incomodo do livro é o fato de que da metade em diante a Olive desconsidera todas as suas conclusões sobre a Miranda, apenas para que elas possam ser amigas. Não fez sentido, e eu não entendo sobre o carisma louco lá, não dá pra eu aceitar o tal do carisma de Miranda, me pareceu bem fajuto. E, por fim, o final foi o que podemos dizer agridoce, não curti porque foi contrário ao que eu esperava, porém não estragou a leitura só não foi o que eu queria.

“- Você já percebeu o que está acontecendo com você?
Na parede, diante de mim, havia um enorme espelho, e nele se refletia a imagem de alguém que eu não reconheci. Uma pessoa magra e pálida, com cabelo escorrido, bochechas fundas e manchas negras sob os olhos. Meu reflexo e eu olhamos um para o outro quando ambos inalamos ar com força. ‘Não!'”

A capa é linda, a edição da editora Fundamento está muito boa. Eu gostei do livro e me diverti lendo, parte disso se deu porque eu não tinha expectativas e com isso toda a leitura foi pura diversão. É um livro YA, com personagens no colégio e que se comportam com a idade mental que tem e isso pode ser tanto um motivo de elogios quanto de críticas. As reviravoltas são interessantes, o sobrenatural foi legal e a dúvida sobre o que é real ou fantasia manteve meu interesse até o final.
Eu recomendo para pessoas que querem algo mais carregado no drama adolescente, com uma pitada sobrenatural e muitas pessoas precisando de psicólogos. Vale a leitura numa tarde fria com um chá bem quentinho, você vai terminar a leitura numa lida só.

  • Este livro nos foi cedido pela editora Fundamento, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Five Nights
  • Amor Amargo
  • O Caso da Mansão Deboën
  • Playlist


Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em dezembro 1, 2020 às 11:18 am
    autor: Bianca Ribeiro

    Oi Angel!!

    Nossa quanto tempo que eu não ouço falar dessa editora! Socorro! Também nunca tinha ouvido falar desse livro mas a capa é bem bonita mesmo, eu também leria só pela capa HAHAHAHAH
    Fiquei bem curiosa com essa menina nova que chega e todas as tretas, eu amo um livro assim, já até coloquei na lista porque fiquei muito curiosa!
    Adorei a resenha, ficou incrivel!

    Responder
  2. postado em dezembro 1, 2020 às 12:09 pm
    autor: Kenia Candido

    Oi Angel.
    Sua resenha foi uma bela surpresa, pois é através dela que estou conhecendo este livro. Adorei saber que contém reviravoltas interessantes, mesmo não lendo muito Y A. Vou adicionar na minha lista de desejados.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    Responder
  3. postado em dezembro 2, 2020 às 9:07 pm
    autor: cila

    Oi Angel, sua linda, tudo bem?
    Não conhecia essa história ainda, achei a capa bem diferente. Mesmo com as ressalvas parece ser um bom livro adolescente com mistério bem levinho, perfeito para aqueles momentos de ressaca literária. Dica anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    Responder
  4. postado em dezembro 7, 2020 às 12:05 am
    autor: Ana Caroline Santos

    Oii, tudo bem? Eu acho que pra mim, que não está tão acostumada com o gênero, o fato de ser simples ajuda! Realmente pela capa não esperava um thriller, o que é bem-vindo. Apesar das ressalvas, estou curiosa, só acho que não leria no momento. Ótima resenha!

    Responder
  5. postado em dezembro 7, 2020 às 9:52 pm
    autor: Maria Luíza Lelis

    Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, faz um tempinho que não acompanho as publicações da editora. Eu gosto de livros YA, mas confesso que ultimamente não são muitos que funcionaram para mim. Eu achei a premissa desse bem legal, mas esse toque sobrenatural me afasta um pouco, é algo que normalmente evito.
    Mas amei sua resenha e ver que, apesar de algumas ressalvas, foi uma boa leitura para você.
    Beijos!

    Responder
  6. postado em dezembro 27, 2020 às 8:07 am
    autor: Michelle

    Não conhecia muito da história desse livro mais achei sua resenha motivadora, gostei de saber que se divertiu lendo e que isso se deu de forma de natural, acredito ser uma boa dica para quem busca algo mais leve.

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios