Não acredito que uma das metas de ano novo está sendo cumprida, a ideia de interagir com os blogs e assim criar uma unidade maior está saindo do papel. Hoje, nós do Eu Insisto, juntamente com: La Oliphant, Bela Psicose e My Dear Library, nos juntamos para falar sobre o nicho literário, falaremos sobre assuntos pouco comentados e que geralmente as pessoas não falam abertamente. Coisas boas e coisas ruins, vamos mostrar que existe oportunidade para todos e que não só podemos, como devemos nos unir. Uma blogosfera literária unida é o caminho pra evoluirmos juntos. Então, venham conosco e façam parte dessa sociedade secreta literária! #soselit
Temos versão em podcast dê play no áudio (ou Download
)
1. Poder compartilhar uma opinião sincera sobre o que lemos com pessoas que se interessam de verdade pelo assunto e conhecer pessoas incríveis que se interessam pela mesma coisa que você ou que te enriquecem com opiniões diferentes.
Nós sabemos que quando lemos um livro muito bom, ou muito ruim, precisamos falar dele com qualquer pessoa que pudermos encontrar. Algumas vítimas são dispostas, outras não estão entendendo nada sobre a mocinha baddas ou o protagonista embuste que estamos falando. A verdade é que a necessidade de externar os sentimentos é o fator principal do blog existir. Como viver sem contar pro mundo o quão legal é aquele livro que nós tanto amamos? Esse é de fato o melhor, posso dizer que encontrar um local onde podemos não só compartilhar as opiniões que temos, e sermos entendidos é o máximo. Posso dizer que quando eu leio um livro e algo é muito bom, ou muito ruim, eu PRECISO compartilhar com alguém, com outros leitores eu posso.
2. Por ser um influenciador literário as editoras e autores enviam conteúdo pra gente antes de todo mundo e também consideram a opinião em futuras compras/escrita de títulos.
É muito bom chegar em casa e receber os mais novos lançamentos em casa, poder ler antes de todo mundo e ajudar às pessoas nas suas futuras escolhas de compras, já que se nós lemos eles podem saber sobre o que se trata o livro. Não vou ser hipócrita aqui e dizer que não é legal ganhar livros por ter o blog, mas não são de graça e que isso fique claro. Os famosos presskit são uma forma de divulgarem os lançamentos, e autores independentes por muitas vezes se preocupam com a recepção de seu livro e em busca do seu lugar no mercado usam o blogueiro como análise da aceitação. É legal poder fazer parte do antes do livro estar às vendas, e quando o livro chega ao público temos aquela sensação boa de que ajudamos.
3. Criar uma rotina de leitura mais ativa, por ter acesso à tantos livros a leitura acontece de forma muito mais intensa.
Desde quando começamos com o blog o número de livros que eu li quase dobrou e isso acontece porque temos acesso à mais livros e mais informação que nos deixam ansiosas para ler aquele livro divulgado que de outra forma não saberíamos. Quando vejo um blog falando de um livro que tem uma história boa, mesmo diferente do gênero que eu normalmente leio, sinto a vontade de ler e acabo lendo. Então, o blog ajuda com sair da minha zona de conforto e conhecer muitos outros autores fantásticos.
3 coisas ruins dos blogs literários
1. Em alguns momentos, para cumprir prazos de parceria, não temos a liberdade de ler o que queremos.
Sabe quando bate aquela preguiça de ler e só queremos dar um tempo? Não é planejado, apenas acontece. Quando você tem um blog literário esse momento não pode acontecer por duas razões, primeiro porque você precisa cumprir os compromissos que aceitou com as editoras e/ou autores parceiros e o segundo porque o seu público quer saber o que você está lendo e as suas resenhas. Quem tem o blog sabe que é preciso gerar conteúdo pros visitantes constantemente, e então nossas folgas não são tão constantes e, em alguns momentos, a obrigação de ler os livros de parceria é um pouco incômodo.
2. A parte burocrática é um tanto quanto chata.
Qualquer coisa que envolve dinheiro é chato e aqui temos isso pela contrapartida das parcerias onde você faz a resenha, divulga, envia link pra editora/autor. Divulgação em redes sociais demandam tempo e trabalho, além de ser algo que precisa ter a sua cara e a do seu público. Muitas vezes é preciso resolver problemas de erro com o servidor e programação (incluindo o layout) e isso tudo não é algo que o público possa ver. Não é só fazer a resenha: é editar o post, fazer imagem, cuidar das mídias sociais e ainda interagir com o público. É preciso dedicação, mas às vezes as exigências são tão sem sentido e parecem existir só pra dar trabalho, nunca iremos entender algumas coisas que nos pedem.
3. O ambiente tóxico em alguns momentos e situação, nos blog, nas pessoas que cuidam das parcerias e até dos próprios leitores.
Pensa na situação não tão hipotética, uma grande editora abre parceria, alguns blogs se candidatam e alguns poucos são escolhidos. Quando as escolhas saem muitos juízes de blog alheio caem do nada e vem criticar seu blog por a ou b apenas porque não foram escolhidos. Muitas vezes a pessoa não enxerga o trabalho do outro apenas porque ele não foi escolhido e sente a necessidade de validar seu trabalho. Além disso temos alguns blogueiros e, até funcionários de editoras e autores, que se acham Deus e decidem avacalhar o blog alheio apenas por não ter gostado de algum comentário ou ‘não ir com a cara de alguém’. Nunca aconteceu conosco, mas já presenciei situações assim onde as pessoas que deveriam apoiar os blogueiro, ou mesmo outros blogueiros que estão mais preocupados em prejudicar o próximo do que compartilhar o amor com os livros. Não seja essa pessoa.
Caso você seja novato, ou precise ajuda para o começo de seu blog temos o Ajudando Seu Blog com dicas.
Espero que tenham conhecido mais sobre o assunto e esperamos muitos comentários, voltaremos em breve com mais!
A blogsfera é uma relação de amor e ódio. Ao mesmo tempo que você tem uma lista de coisas boas, você tem a mesma lista para coisas ruins. Adorei os pontos levantados na lista e, pra mim, o ambiente tóxico é a pior parte. É muita gente querendo tirar vantagem de outras pessoas e isso é o que mais me incomoda.
Concordo com tudo o que foi colocado aqui. Essa da preguiça literária é verdade, né? Tem que cumprir prazo e aí não dá para dar um tempo. Isso é complicado às vezes, mas vale a pena no fim das contas.
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oiii
Só li verdades! É incrível, mas até quando fazemos algo que gostamos existe o lado bom e o lado ruim, que na verdade nem é tão ruim assim!! A chave do negócio e não se estressar, afinal é para ser um prazer!
Bjus
A blogosfera pode ser incrível em diversas coisas mas é bem complicada e tóxica em outras, senão tivermos cuidado somos engolidos por tanta coisa de ambos os lados (bom e ruim).
Olá
que legal seu post, adorei a ideia de fazer um post falando o lado bom e ruim desse mundo de blog. Concordo em muitos pontos, acho muito bom termos nosso próprio espaço e ao mesmo tempo correr risco de sempre ser criticado e principalmente a parte de burocracia, você citou pontos muito verdadeiros, simplesmente amei o post
beijos
http://www.prismaliterario.com.br/
Oie meninas =)
Que delicia ver o nosso projetinho ganhando forma <3
Concordo com todos os pontos que vocês citaram, mas o s que mais me incomodam é o ambiente tóxico e a obrigatoriedade de ler e resenhar.
Demorei muito para perceber que isso era o que estava me desanimando no blog, por isso esse ano resolvi não ter parceria com editoras, a não ser de ação em que não vou ter aquela "obrigação" de ler e resenhar.
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Oi Debyh, acabei de ler um post desse projeto no La Oliphant. Eu amei esse projeto, sério! É necessário projetos assim no nosso meio. Uma das maiores alegrias que meu blog trouxe foram as amizades que fiz, são pessoas que levo no meu coração, a querida Elisabete é uma delas, também tive a oportunidade de dividir projetos, você foi uma delas com o projeto 6 meses com a rainha do crime. Na verdade, o Eu Insisto me ajudou muito, na coluna de ajuda aos blogueiros, sempre serei grata! O que mais me deixa desmotivada é essa competição dentro da blogosfera, essa coisa de falar mal de outros blogs, há espaço para todos, depende da dedicação de cada um. Ultimamente estou perdendo a vontade de blogar, tanto que estou pensando em parar com o blog. Enfim, parabéns pelo projeto e vou ficar passando por aqui para acompanhar, beijos!
Oii.
Adoro quando o assunto é blogs literários. Me identifiquei super com os pontos que você colocou. Gostaria que a nosssa categoria fosse mais reconhecida e bem remunerada.