Editoras, o que falar sobre elas? Temos o céu e o inferno representado nelas, é verdade.
Editoras, o que são? Do que vivem? Por que não lançam as minhas continuações?
Primeiro quero deixar claro uma coisa, pode ser surpreendente mas EDITORAS SÃO EMPRESAS E PRECISAM DO LUCRO PRA SOBREVIVER! Acabei com o sonho de muitas pessoas, porque muita gente tem total certeza de que editoras são entidades filantrópicas e que estão ali pelo amor aos livros. Claro que amam os livros, mas dinheiro não nasce em árvores e eles precisam dele pra pagar as contas. Dito isto podemos falar sobre essa entidade mística que come nosso dinheirinho e nossos sonhos na sobremesa.
Dê play no áudio (ou Download
)
– Autores nacionais e suas publicações. Ajude os autores comprando e divulgando seus livros.
– Porque as editoras publicam/escolhem mais os ‘famosos’ e/ou youtubers?
– Capas de série de livros que não possuem continuação. Por que? Até quando Brasil?
– Capas: o que está acontecendo nas editoras?
– Recado para editoras: não coloque citação de outro autor na capa, nós não nos importamos com isso.
– Sinopses, o que acontece com as pessoas que fazem sinopses? Foram sequestradas e substituídas Melhorem essas sinopses!
– Classificação etária nos livros, é importante? As editoras devem colocar? E classificação por gêneros?
Visite também:
► Ajudando Seu Blog – Parcerias com Editoras
► Semana Especial Liane Moriarty (sorteio: O Que Alice Esqueceu)
Esse é o sexto post da Sociedade Secreta Literária, onde compartilhamos nossas experiências como blogueiras literária. Tentamos falar sobre assuntos que nem todos falam, contar o que sabemos e aprendemos. Blogs participantes:
Eu Insisto | La Oliphant | My Dear Library | Barda Literária | Um Metro e Meio de Livos | Pétalas da Liberdade | Livro Lab | Macchiato
Eu não consegui escutar o podcast nesse exato momento, mas quero voltar para ouvir, pois muito me interessei. Porém vou me basear só nos tópicos que vc citou na publicação – e depois escuto a versão ahahahah.
Sobre autores nacionais, estava falando sobre isso com uma amiga ontem. Temos que apoiar e ajudar na divulgação de autores nacionais, pois há histórias incríveis que nascem aqui. Mas me irrito MUITO quando um autor procura o meu espaço, nem se apresenta e já chega enviando arquivo digital da sua obra.
Tem muitos autores que não valorizam o trabalho de um produtor de conteúdo e querem ser valorizado e isso me irrita profundamente.
E POXA eu me importo com as indicações de autores nas capas, pois muitos que não conheço passo a conhecer quando vejo uma indicação de alguém que eu gosto haiuahuiahuihauhaiuhauihai.. mesmo quando essa indicação for uma palavra só como o King geralmente faz ahuiahuahiuha
Oi, tudo bem?
Achei muito interessante o tema do podcast. Acredito que muitas cobranças que as pessoas fazem em relação às editoras são resultado de desconhecimento, porque é muito caro publicar no Brasil e, como você disse, editoras são empresas e não edições filantrópicas.
De qualquer forma, vocês abordaram questões muito interessantes. A principal para mim é a da classificação etária nos livros. Tem alguns livros que, mesmo não sendo classificados como eróticos, têm conteúdo inadequado para menores. Acho que ter um selo no verso indicando o tipo de conteúdo não estraga a capa e ajuda as pessoas na hora de comprar.
Beijos!
Achei demais esse post. Vai ajudar muitas pessoas a entender como funciona o mercado editorial.
Apesar disso é impossível não ficar irritado/chateado quando não lançam as continuações, não é mesmo? :(((
Sobre citações de outros autores: realmente, nunca ligo para isso. Às vezes até me decepciono quando um autor que eu gosto fala algo bom do livro e eu acabo odiando a leitura. hahaha
beijos
Achei interessante a sua postagem. Posso estar indo contra a maioria, mas eu adoro citações de outro autor (ou outras pessoas como blogueiros e youtubers, por exemplo) na capa e nas orelhas dos livros, se vejo um comentário de um autor que gosto fico ainda mais interessada pelo livro.
Sobre as séries canceladas, é realmente muito triste quando ficamos com uma série incompleta, mas dá para entender o lado das editoras em cancelar algo que não está dando um retorno tão positivo quanto o esperado, só esperamos um pouco mais de consideração e transparência com os leitores. Acho que seria legal avisar que determinada série nãos erá continuada, assim não ficamos esperando pelos próximos volumes.
A gente demora a entender um pouquinho que o mercado editorial é um mercado como tantos outros né?! Um mercado onde o lucro é necessário, mas nós consumidores ficamos mesmo bem chateados quando séries que amamos não são continuadas.
Oi Debyh, como está?
Sendo honesta, não pude ainda escutar o podcast, mas quero porque acho os temas tratados muito importantes de serem discutidos.
Realmente, falar de editoras não deixa de ser um negócio complicado porque tem umas por aí que só Deus na causa e outras que gostariam de fazer mais, mas não podem por falta de maiores recursos e mais outras que querem garantir lucro vendendo autores estrangeiros e com alguma sorte, contratar autores brasileiros.
Para autores iniciantes tem vários caminhos, só que é aquela história: você não vai saber qual trilhar até fazer os cálculos e ver o que fica mais em conta.
Abraços e beijos da Lady Trotsky…
http://www.galaxiadeideias.com/
http://osvampirosportenhos.blogspot.com
Olá, tudo bem? Realmente um assunto bom a ser discutido. De fato, o mercado editorial é exatamente o que nome diz: mercado. Se tem procura e vende, as empresas/editoras investem, se não tem: cancela. Eu fico realmente triste quando algumas são canceladas ou não trazem mais pra cá, mas fazer o que?! Vivemos um mundo capitalista, onde money é tudo. Sobre alguns pontos que levantou, nossa literatura nacional só está no “poço” que é porque justamente nos leitores não nos interessamos muito por ela. Precisamos de marketing, de uma nova maneira de chamar atenção, afinal é triste ver ótimos autores não venderem por serem “desconhecidos”. Eu confesso que concordo em trazer faixa etária para os livros PRINCIPALMENTE na era que estamos que o jovem adulto está se misturando com o infanto-juvenil. Adorei seus levantamentos!
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
Olá!
ótimo post, é difícil de entender quando uma editora para de publicar a continuação de uma série que já nos apegamos, por isso ando evitando ler séries, a não ser que todos os livros já tenham sido publicados. Eu entendo como é caro trazer livros para cá tem todo um processo e tal, mas colocar um livro a 40,00 reais, eu acho um tanto caro, e ainda os e-books também terem uma valor bem próximo do livro físico. Enfim, também concordo que devemos apoiar os autores nacionais, abrir espaço, e eu venho observando que através da Amazon estamos tendo esse contato com os autores nacionais, pois é uma plataforma bem útil, descubro ótimas histórias por lá. adorei seu post!
beijos