O tema do #SoSeLit deste mês é o preço dos livros. Conversamos sobre se o valor cobrado é justo ou exagerado, também falamos sobre os vários formatos de livros e como a mudança de preço os atinge. Então pra descobrir isso e mais um pouco que tal desbravar o assunto conosco? Não se esqueçam de visitar os outros participantes pra conhecer ainda mais do assunto.
Dê play no áudio (ou Download
)
► Explicamos um pouco do processo na fabricação de um livro para justificar o seu valor, desde montagem até impressão e marketing.
► Comparamos os preços dos livros com o quanto custa sair para comer ou lazer.
► Discutimos nosso conhecimento sobre o mercado de ebook.
► E queremos saber porque ebooks são tão caros?
► O livro físico está mais vivo do que nunca!
► Compensa realmente assinar?
► Explicamos um pouco de como elas funcionam e porque as pessoas assinam.
► Livros de capas duras, com ilustrações que geralmente são mais caros, compensa a compra?
► E os clássicos que já estão em domínio público, por que tão caros? (O domínio público no Brasil é de 70 anos a partir da morte do autor.)
► Edições raras, são caras mesmo, porque não tem mais tiragem, aceitem o preço.
► Vá ao sebo, muitos possuem exemplares em ótimos estado com bons preços.
► Consulte o sebo mais perto de você na Estante Virtual.
► No Skoob há troca por pontos, explicamos um pouco sobre.
► Consulte grandes lojas online e acompanhe os preços, muitos possuem promoções fiquem sempre atento ao preço juntamente com o frete.
► Feiras e grupos de trocas online também são boas opções.
Esse é o sétimo post da Sociedade Secreta Literária, onde compartilhamos nossas experiências como blogueiras literária. Falamos sobre assuntos que nem todos falam, contamos o que sabemos e aprendemos. Blogs participantes: Eu Insisto | La Oliphant | My Dear Library | Barda Literária | Um Metro e Meio de Livos | Pétalas da Liberdade | Livro Lab | Macchiato | Diário de Uma Leitora Compulsiva
Olá, tudo bem? Adorei o tema discutido! Eu, pessoalmente, acho que na internet e em datas especiais, onde tempos promoções, os livros saem bem baratos, porém os preços originais – principalmente em livrarias físicas – não são nada amigáveis. Ótima postagem!
Beijos,
Duas Livreiras
Olá
Achei bastante interessante o tema que vocês discutiram, eu acho os livros caros sim, mais sei que tem todo um processo para os livros chegar na mão dos leitores só acho um absurdo que alguns e-book sejam mais caro do que os livros. E sobre caixas de assinaturas não sei pois nunca comprei então não posso dar a minha opinião
Oii tudo bem ?
Então eu acho que alguns livros sim caros as vezes nem a edição e tão especial e o preço lá em cima principalmente os de pré venda acho um absurdo o preço, eu sempre espero alguma promoção pra comprar
Depois que eu adquiri o Kindle As coisas melhoraram consigo ler mais sem gasta tanto
Mais confesso que acho absurdo quando o ebook ta mais caro que o físico ai espero alguma promoção pra pega.
Bjs
Infelizmente não posso ouvir agora mas adorei esse tipo de post então já salvei pra ouvir mais tarde! Esse debate é muito interessante porque essa questão financeira sempre vem como justificativa pro brasileiro não ler tanto e coisas do tipo, quando na verdade, creio eu, existem outros caminhos… E obrigada por tratar de um assunto tão sério!
Olá! Tema muito legal de se falar, pois as vezes a gente esquece mesmo como dá trabalho escrever um livro e colocá-lo lindo para ser vendido. Muito legal mesmo, especialmente por falar também dos ebooks e das formas de gastar menos! Adorei
abraços
Gostei bastante do tema que você trouxe,e aprendi bastante..
Com o salário da maioria dos brasileiros ,os livros se tornam caros. Mas precisamos lembrar que é todo um processo,e devemos valorizar o trabalho árduo dos leitores.
Beijos
Olá, eu achei a postagem muito bacana e já já vou ouvir o que rolou no papo de vocês, gostei dos tópicos. Eu gosto bastante de sebos, mas quase não os encontro por aqui, então quando passo em frente a algum eu faço questão de entrar e comprar alguma coisa.
Discussão mais que necessária. Acredito que os preços online são, claramente, melhores que nas lojas físicas e por já ter trabalhado numa livraria sem bem como o povo reclama rsrsrs Eu compro em sebos também, apesar de que o preço às vezes não é tão bom quanto a gente queria.
Beijos do Wes ^^
Oi Angel, sua linda, tudo bem?
A realidade das pessoas é muito distoante, a grande massa não pode se dar ao luxo de comprar nem um livro por mês com o preço praticado pelo mercado. Mesmo com todo o custo envolvido, ainda acredito que é possível fazer diferente, mas infelizmente, existe uma intenção de não dar acesso à instrução, de dificultar e de concentrar nas mãos de poucos. Gostei muito do tema debatido.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/
Olá! Tudo bom?
Achei o tema muito interessante, parabéns pelas explicações! 😀
Livro em livraria física é muito absurdo de caro, só comprei uma vez pq o livro estava realmente em promoção, senão normalmente eu compro em lojas online mesmo. E, claro, só quando tem promoções. Não pago mais de R$ 20,00 em livros, prefiro esperar um pouco até o que eu quero baixar.
beijos
Olá
Bom sempre comprei livros na promoção, salvo uns tres que comprei na pré venda ( o que não costumo fazer), mas a maioria dos meus livros são independentes, então compro direto com o autor, e as vezes até acompanho pm processo, então sei o gasto que tem, por isso não reclamo do valor, pois como disse, as vezes tem promoções, cupom de desconto, frete gratis….
Gostei do seu post.
Bjus
Olá, tudo bem? Bem, acho que é um assunto polêmico mas que deve ser discutido. Livros, assim como qualquer recurso em que o pensamento é lucrar, com essa crise é claro que sofrerá alterações de preços. Confesso que apesar de conhecer a produção toda, todo caminho que ele perpassar até chegar no leitor, ainda assim acredito ser um artigo de “luxo” que uma minoria pode comprar, na atual conjuntura. Eu mesma, tendo um poder aquisitivo regular, espero grandes promoções para comprar porque está caro. E tem editoras que tem valores que chegam a ser abusivo (afinal quem em plena crise pagaria quase 60 reais em 1 livro?!). Complicado e que deveria ser mais debatido, e com certeza divide opiniões.
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br
eu sinceramente as vzs acho que alguns preços são bem absurdos, não compro ebooks justamente porque as vzs são mais caros que os fisicos e ao meu ver não faz o menor sentido kkkk.
Achei muito interessante e importante o assunto que vocês abordaram. Eu, particularmente, compro meus livros quase todos em promoções na internet. Mas ao mesmo tempo assino Turista Literário e não ligo de pagar bem mais caro que o normal pra ter os brindes lindos e personalizados que eles mandam junto!
post extremamete importante e útil
olha, ler é maraviilhoso, mas economizar é melhor ainda
eu adoro ir em sebos, minha segunda casa
parabéns pelo post
Olá,
É ótimo ter discussões como essa no meio literário, pois pouco se sabe sobre todo o processo por trás das publicações, eu mesma não sabia que custava mais para diagramar um ebook do que um livro físico, o que acaba justificando o preço – que eu considerava alto – dos e-books.
Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/