No nosso SoSeLit sempre trazemos temas um tanto quanto do nosso dia a dia como blogueiras literárias e a produção do mundo dos livros. E claro que tínhamos de falar dos autores, vem com a gente no nosso podcast aonde discutimos nossa experiência com parcerias com autores.
Dê play no áudio (ou Download
)
Esse é o oitavo post da Sociedade Secreta Literária, onde compartilhamos nossas experiências como blogueiras literária. Falamos sobre assuntos que nem todos falam, contamos o que sabemos e aprendemos. Blogs participantes: Eu Insisto | La Oliphant | My Dear Library | Barda Literária | Um Metro e Meio de Livos | Pétalas da Liberdade | Livro Lab | Macchiato | Diário de Uma Leitora Compulsiva
Eu amei o podcast de vocês, porque além de vocês falarem a experiência de vocês ao mesmo tempo estão dando várias dicas para blogueiros literários e também para os autores na hora que forem enviar livros para ter resenha, ótimo post, parabéns 🙂
Tudo bem? Temas abordados super interessantes.
Realmente a relação blogueiro x autor nacional é algo que não sai de vista e muitas vezes são complicados.
Essa questão de autores que querem sempre resenhas positivas; passei por uma situação complicada, através de uma crítica de um livro, cuja autora me procurou… Ela ficou muito irritada por eu não concordar que um homem que rouba, engana, estupra, possa se tornar um príncipe encantado..
Eu evito bastante os nacionais.. Voltei a ler nacionais e resenhar esse ano. Justamente por conta de muitos problemas com autores imaturos. E olha que sou bastante sutil e educada respeitando o trabalho do colega, mas não minto que gosto de algo, se não gosto.
Sinceramente, ainda acho que a maioria não apenas dos autores, mas das pessoas comuns não entendem o que é ser blogueiro.. Apesar de ser um hobby, doamos tempo, que deixamos de estar com nossas famílias ou curtindo outra coisa, para incentivar à leitura e compartilhar opiniões, tendo influência sim, sobre determinado grupo, mas acredito que a maioria dos blogueiros, os sérios e comprometidos, não fazem “para ganhar livros de graça”, meus livros compro. Sempre comprei! Tenho parcerias? Sim. Mas jamais deixo que os mesmos influenciem em minha opinião que é pessoal e não tem nem dinheiro, nem pessoa que mude.
Bom.. vou parar por aqui.. Mas os temas abordados, rende muito.
Beijos.
http://www.alempaginas.com
Olá, tudo bem? Gente, eu adoro esse tipo de postagem, fica super diferente e agradável. Adorei o tema que foi debatido dessa vez. No meu blog fazemos bastante parcerias com autores independentes, e eu acho isso demais, tanto para divulgarmos mais a leitura nacional quanto para termos a oportunidade de ler livros “desconhecidos”, que na maioria das vezes são bastante surpreendentes.
Beijos,
Duas Livreiras
Oiii Angel
Infelizmente tive uma experiência péssima com uma autora nacional e fiquei tão chateada que decidi não fazer mais parcerias com autores por causa disso. Mas acho que cada caso é diferente e óbvio há autores maravilhosos e super humanos que aceitam e entendem uma opinião sincera.
Beijos
http://www.derepentenoultimolivro.com
Oie Miga =)
Eis um assunto complicado que dá pano para manga. Eu encaro o blog muito como hobbie, mesmo com o trabalho que tenho para manter ele atualizado e tal. Mas, isso não faz com que eu fique menos chateada quando vejo essas brigas entre autores e blogueiros.
Acho que cabe um pouco mais de respeito de ambas as partes. Os autores nacionais, assim como a mídia em geral precisam entender que hoje o público tem outras formas de consumir e buscar informação e que a pessoa que promove isso tem todo o direito de cobrar pelo trabalho feito.
Do mesmo modo que blogueiros, booktubers precisam ser mais cuidadosos ao expressas duas opiniões.
Tenha uma ótima semana!
Beijos;***
Ane Reis | Blog My Dear Library.
Oi Angel tudo bem? Esses temas as vezes são um pouco polêmicos porque como blogueira e resenhista, gosto da sinceridade, mas as vezes não é isso que os autores querem.
Parabéns pelo podcast, essas discussões mostram nossa experiência e nos faz crescer. Bjs!
Olá,
Seu podcast está maravilhoso *_*
Muitas pessoas acham que estamos apenas brincando quando pegamos obras para ler e resenhar. Acham que somos aproveitadores ou queremos dar golpes nos outros kkk
Vou compartilhar seu trabalho com outras amigas.
Beijos!
Olá, achei bem bacana o tema abordado nesse oitavo post. O meio literário entrou numa treta gigantesca sobre esse assunto e acho muito bacana os blogs literários se posicionarem. Vou dar uma conferida.
Esse assunto deu o que falar, né? Só de lembrar eu passo raiva hahahahahahhaahah. Acho que a parceria é importante para ambos os lados, porém a pessoa tem que ter em mente que precisa de determinação.
Não é só ganhar o livro!
Já recebi vários e-mails de autores nacionais que cortaram assunto quando dei o valor o meu trabalho =/.. mas enfim
bacana falar sobre essas questões que volta e meia dão o que falar na blogosfera literária. Acredito que ambos os lados devem reconhecer o trabalho do outro, assim a parceria anda bem para todos. e o público sai ganhando com isso…
muito legal a ideia do podcast…
bjs 🙂
Esse assunto dá o que falar e sinceramente eu tento nem me meter muito porque as vzs sou do contra kk, mas tem casos que olha, autores erram e erram feio.
Ainda bem nunca tive problema com parceria com autores nacionais. Todas que eu fechei sempre correram bem.Aliás, cansei de ler obras que não curti e falei isso nas resenhas… Mas achei o tema que vocês tratados muito útil.
beijos
Oi, tudo bem? Achei bem legal vocês criarem um podcast para falar desse meio, até porque é bem fácil julgar se não é a pessoa a envolvida no processo, né. Eu estou nos dois lados: blogueira e autora, então o que aprendo sendo blogueira aplico quando vou atrás de parcerias e vice-versa, acho que é um aprendizado muito rico para ambas as funções. Como blogueira, gosto muito da troca com o autor, também porque é uma ótima oportunidade de sairmos da nossa zona de conforto. Realmente, as pessoas ainda acham que um hobby não precisa de investimento e, por isso, não precisa ser valorizado. Gostei muito do episódio, acho muito necessário fazer esclarecimentos, especialmente nesses tempos em que o meio digital está tão incompreendido.
Love, Nina.
http://www.ninaeuma.blogspot.com
Olá meninas, tudo bem? Gostei muito desse podcast que fizeram e concordo com a opinião de vocês! Eu comecei a trabalhar com parcerias esse ano e tive alguns problemas com escritores nacionais, porque alguns são imaturos e não aceitam ouvir a verdade sobre o seus livros, mesmo quando somos educados , por exemplo: alguns autores que não aceitam resenhas negativas, não aceitam sugestão de mudanças ou melhorias no livro, mesmo quando tem erros de português em excesso. Quando o autor não aceita a minha opinião, eu simplesmente desfaço a parceria e corto relações com o autor, por ser, imaturo de mais.
Eu não tenho parceria nenhuma com nenhuma editora e não sei ainda se vou querer ter porque, é uma responsabilidade muito grande resenhar os livros todo mês e com data para entrega. Mas, eu ainda prefiro ler e divulgar livros nacionais porque, alguns ainda valem a pena.
To parando por aqui, porque os temas abordados no podcast são muito polêmicos e dão espaço para comentários!
Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Oi meninas, adorei o tema do mês.
Sempre gostei de ler livros nacionais. E nunca tive problemas com autores, até porque como vocês disseram, aceito livros que tenham a ver com o público do blog, e sempre sou sincera, se eu não curto muito, converso com o autor e falo o que achei, antes de publicar a resenha.
O Podcast de vocês está o máximo. Beijos.
Olá, tudo bem?
Parabéns pelo podcast, ficou bem caprichado. Sobre a relação autor e blogueiro nacional eu não acho complicado, ao menos até o presente momento eu não tive experiências ruins, somente experiências positivas, mas eu também foco mais em literatura estrangeira, pois os gêneros que eu (Yvens) gosto consigo encontrar um grande leque de opções é com autores de outros países.
Abraço!