• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
29 jan 2014

Trono de Vidro #1 – Sarah J. Maas

comentando sobre Livros Resenhas Resenhas de Livros Tags3 estrelas, ação, Editora Galera Record, Medieval, Sarah J. Maas

Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Nº de Páginas: 392
Comprar: Buscapé

CURTI

    • Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, um jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.

Esse foi um livro muito comentado e elogiado nos blogs literários e eu fiquei muito feliz quando acabei ganhando de aniversário. Acontece que eu esperava uma história original e, no final, acabou me enganando com mais do mesmo em grande parte do tempo. Existem sim pontos bons, porém as falhas do enredo são gritantes. O livro não é ruim, mas não é nem próximo do que as altas propagandas diziam sobre ele.
Sabe qual é a sensação? Fanfic.
Eu não achei que a história fluiu bem, no fim acabei sentindo que parecia com tantos outros livros e que deixava a desejar, posso dizer que Graceling é quase impossível de não comparar. Eu vou continuar com a saga porque tenho esperanças de que melhore, mas se você for que nem eu com enormes expectativas vai acabar se decepcionado.
Celaena Sardothien é a famosa assassina de Endovier (local onde se passa a história), e por alguns problemas (cof dedo duro cof) ela foi capturada e já está de férias presa por um ano nas minas de Sal. Lá ela é obrigada a fazer trabalhos absurdos e aguardar a morte certa – seja por enforcamento ou por fome. Ela é totalmente uma lenda no país tendo sido, quando livre, a mais temida assassina. Uma enorme crítica minha é que no livro inteiro conhecemos a fama de Cealena e nunca sua história.

” – E qual a sua idade?
– Dezoito – Mas o capitão não replicou. – Eu sei – continuou ela -, é impressionante eu ter realizado tanta coisa tão cedo.
– O crime não é uma realização, Sardothien.
– Sim, mas se tornar a assassina mais famosa do mundo é!

Um dia o príncipe de Endovier vai visitá-la e lhe faz uma proposta: Se ela ganhar uma competição que o Rei irá fazer ela poderá ganhar a sua liberdade após 3 anos de serviço. A tal competição é um campeonato entre assassinos, o vencedor (e único sobrevivente) irá se tornar a longa manus do Rei, matando e cumprindo ordens em seu nome.
E então Celaena pensa: A vantagem? Ficar livre é claro. A desvantagem? Ter que trabalhar para o Rei, que nem preciso dizer ela odeia.
Então depois de muito pensar em seus aposentos sujos, sem comida ou água ela decide ir com o príncipe. O mantra é quase “pior que tá não vai ficar”.
A competição consiste em que cada membro do Conselho escolherá uma assassino/ladrão/ex-soldado ou qualquer um capaz de lutar e matar. Ele representará seu patrono e se ganhar a competição ganhará muitos benefícios (para ambos), mas para isso terá que se submeter à várias provas.

“Mais de um milhão? Um milhão de livros? O coração de Celaena saltitava e dançava, e ela abriu um sorriso.
– Eu morreria antes de conseguir ler a metade de tudo isso.
– Você gosta de ler? – Ela levantou uma sobrancelha.
– Você não?”


Bom, basicamente este livro trata sobre a interação dos personagens, sobre suas ações e reações. Por isso mesmo os personagens são o mais importante no enredo, e sinto dizer que não são suficientes. Celaena é a assassina mais temida do Reino, porém só sabemos disso porque a autora repete a cada página essa informação. Ela não se comporta ou age como tal, parece uma adolescente comum e qualquer, se fôssemos nos basear apenas nas atitudes dela… duvido que alguém acertaria. Eu esperava mais da maior assassina, talvez a grandiosidade?
O príncipe Dorian é o mesmo de todos os livros, o cara que era galinha até colocar os olhos na protagonista, se apaixona sem motivo e a vida dele passa a girar ao redor dela. Típico e comum.
Chaol, que é o chefe da guarda e melhor amigo do príncipe, é o mais interessante dos dois (se ignorar a forma como o personagem muda da noite pro dia). O personagem dele pelo menos mantém uma linha de raciocínio constante e parece o chefe da guarda. O Rei… certo não sabemos nada além de que ele é a cria do diabo. O único personagem realmente bem construído foi a Eyllwe, ela apresentou um bom conteúdo e personalidade condizentes no decorrer do livro.
Mas eu poderia ignorar sobre os personagens, porque eles podem crescer ainda, só que eu não posso perdoar as PROVAS da competição. Gente, por favor você tem os maiores assassinos do seu Reino num concurso mortal e a primeira prova é atirar num alvo?! Sério, mesmo?! Hellow você vai matar todos eles mesmo, que tal dar emoção?!
As provas foram uma decepção, acreditei que teríamos mais ação e violência. Encontrei provas nível gincana na escola na maioria das vezes. Pelo menos o final do livro foi interessante e tenso, por isso acredito que o próximo livro vai ser bem melhor. Ahhh, podem me julgar, sou uma jovem esperançosa.

“Bibliotecas estão cheias de idéias – talvez elas sejam as mais perigosas e poderosas armas a existir.”


Algo favorável ao livro é o cuidado com que a autora descreve cada local citado, adicionando informações relevantes e construtivas do cenário. Ainda que ela não explique o principal que é o Reino atual e como ele chegou ao estado que está. Como o Rei conquistou tanto e em tão pouco tempo, sobre a Magia e, especialmente, sobre a vida de Celaena. Tem muitas coisas que poderiam ter ajudado na história se nós soubéssemos sobre elas. Eu tenho muitas perguntas e quase nenhum resposta.
Temos no livro o famoso, e sempre presente, triângulo amoroso. Excessivamente temos o envolvimento desses três (no melhor estilo A seleção Príncipe x Soldado), só que com a agravante de serem amigos. Eu confesso que mesmo sendo mais do mesmo eu ainda gostei e sou Team Chaol <3. O príncipe não me convenceu, já o chefe da guarda me convenceu com sua amizade e dignidade. Pra mim o grande problema é que com a nossa protagonista bobinha, Celaena, esse triângulo vai durar demais.

“Celaena sentiu que o príncipe a observava, olhava para suas costas e para as três cicatrizes que o decote da camisola deixava à mostra.
– Suas cicatrizes são horríveis.
– Todos carregamos cicatrizes, Dorian. As minhas são apenas mais visíveis que as da maioria.”

A saga é uma fantasia, onde a autora criou um mundo novo bem complexo e que está sendo conquistado pouco a pouco por um Rei que não pretende parar até ter todo o mundo. Para assustar ainda mais o mundo esse Rei decide abrir um torneio para conseguir o maior assassino, que cumprirá suas ordens por um tempo e depois será livre.

O enredo não quer dizer muita coisa, mas temos uma assassina sem escrúpulos e com um passado sombrio, um guarda que é durão por fora, porém com muito coração por dentro e uma história de vida dura, temos ainda um jovem príncipe mulherengo, galã e rebelde que odeia seu pai, temos Cain um personagem maligno e assustador que está disposto a tudo para ganhar, um Rei sem limites e que acredita que o mundo existe para ser seu playground e muito mais.
A história inclui castelos, batalhas, magia, príncipes, bailes e morte. Legal a ideia, né?
A questão é que eu esperava uma coisa e no final não encontrei o que eu esperava, mas não achei o livro ruim. Tive sentimentos conflitantes enquanto lia o livro.
Recomendo que comecem esse livro sem esperar demais da história e vai se divertir, tem pouca ação até quase no final, depois é bem tenso e divertido. Tem bastante romance, tomara que no próximo seja reduzido.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Corte de Espinhos e Rosas
  • graceling

  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Angel Sakura
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em janeiro 30, 2014 às 4:51 pm
    autor: Nanalees

    Não sei você, mas me lembrou também a saga da Yelena shuhaushas Estudos sobre Veneno.

    Responder
    • postado em fevereiro 9, 2014 às 10:27 am
      autor: Angel Sakura

      Eu amo a yelena então comparo com tudo, dai parei de dizer que é parecido shushushs

      Responder
  2. postado em janeiro 30, 2014 às 9:04 pm
    autor: jose

    Parece rpg todo zuado haha

    Responder
    • postado em fevereiro 9, 2014 às 10:27 am
      autor: Angel Sakura

      Não é?!! mass dizem que melhora shushsuhs

      Responder
  3. postado em janeiro 31, 2014 às 10:03 am
    autor: Debyh

    A achei contraditória, como você mencionou não parece que ela fez tudo aquilo (será tudo uma grande pegadinha? XD).
    Mas quem sabe no futuro eu leia. ^^

    Responder
    • postado em fevereiro 9, 2014 às 10:28 am
      autor: Angel Sakura

      Nem é, ela só é o tipo de personagem soufodadingding que a autora cria masss não sabe como manter!!! rs

      Responder
  4. postado em janeiro 31, 2014 às 10:48 am
    autor: Carla Antoni | Um Doce Dia

    Impressionante a quantidade de livros que eu não conheço…..hehehehe
    Gostei, parece ser bem legal, bem aquele tipo de livro pra te deixar relaxada, quando você não quer ler nada suuuuuuuuper elaborado e cheio de tramas.

    Amei o seu comentário, obrigada! ♥

    :**

    Responder
    • postado em fevereiro 9, 2014 às 10:29 am
      autor: Angel Sakura

      Exatamente oq eu acho. Dá pra ler, e ainda se divertir um pouco masssss é só rs

      Responder
  5. postado em fevereiro 1, 2014 às 9:52 am
    autor: Ane Reis.

    Oie Angel =)

    Pelo visto esse livro é mais uma daquelas belas combinações: capa bonita + sinopse interessante, mas que não passa disso.

    Se tem uma coisa que me irrita bastante é personagem incoerente, do tipo que o autor fala que é de um jeito mas na narrativa em si ele é de outro completamente diferente. Passei por isso recentemente ‘-_-

    Esse livro em si não tinha me chamando muito a atenção, mas agora depois de saber disso e principalmente de ele ter triângulo amoroso, vou pular ele mesmo kkkkkkkkk

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
    @mydearlibrary

    Responder
    • postado em fevereiro 9, 2014 às 10:31 am
      autor: Angel Sakura

      Pois é, se o autor fala que o personagem é foda, você automaticamente cria expectativas muito altas para ele.
      Se melhorar no segundo eu aviso rs!!!

      Responder
  6. postado em fevereiro 2, 2014 às 6:41 pm
    autor: Nami

    Eu li, e concordo com suas palavras.
    Será que k próximo melhora mesmo?

    Responder
    • postado em fevereiro 9, 2014 às 10:34 am
      autor: Angel Sakura

      quem sabe, estarei esperando =D

      Responder
  7. postado em fevereiro 3, 2014 às 12:23 pm
    autor: pah

    Nossa é a primeira vez que alguém critica o livro, pena que foi uma decepção, ainda pretendo ler, mas sem expectativas.

    bjos

    Pah – Lendo e Escrevendo

    Responder
    • postado em fevereiro 9, 2014 às 10:35 am
      autor: Angel Sakura

      Não é ruim, quer dizer é decepcionante por não cumprir as expectativas. Mas dá pra ler =D
      Espero que o próximo melhore!

      Responder
  8. postado em novembro 19, 2016 às 11:14 pm
    autor: Sam

    Já li esse livro e é meu amor. ❣
    Os livros seguintes estão realmente bem melhores que o primeiro – pelo menos é o que eu acho – fica tudo mais emocionante e muitas coisas que eu não entendia no primeiro livro foram reveladas nos outros. Vale a pena ler

    Responder
  9. postado em dezembro 9, 2016 às 9:17 am
    autor: Jusiscreitan

    #Spoilers
    A Celaena vai ficar com o xxxxxxx, mas eles vão xxxxx e no livro xxxx ela xxxx com o xxxxxx , que vai xxxxx no livro xxxx.

    Desculpe editamos seu comentário por contar apenas spoiler dos próximos livros!^^ Espero que entenda

    Responder
  10. postado em dezembro 9, 2016 às 9:19 am
    autor: Jusiscreitan

    E a Celaena é xxxxxxx.

    Desculpe editamos seu comentário por contar apenas spoiler dos próximos livros!^^ Espero que entenda

    Responder
  11. postado em dezembro 20, 2016 às 1:36 pm
    autor: Lee

    O primeiro livro tw deixa cheio de perguntas. Então nos próximos, todas as suas dúvida vão ser resolvidas e pouco a pouco você consegue compreender os personagens e amar eles. Acho que a autora acertou em deixar a história assim (sem muitos detalhes profundos dos personagens), o primeiro livro é apenas uma apresentação de uma grande saga… E caso leia os outros, vai entender tudo ldkdkdk
    Eu amo Trono de Vidro s2

    Responder
    • postado em dezembro 20, 2016 às 4:11 pm
      autor: Angel Sakura

      Siiim, eu atualmente partilho desse sentimento. O primeiro livro foi mito fraco, mas os depois… brilharam muito. Obrigada por ler este resenha!

      Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios