• Livros
  • Podcast
  • Resenhas em Áudio
  • Doramas
  • Sobre
16 mar 2019

Vinte Mil Léguas Submarinas – Júlio Verne

comentando sobre Livros Parcerias Resenhas Resenhas de Livros Tags5 estrelas, aventura, clássico, clássicos light, Editora Nova Fronteira

Autor(a): Júlio Verne
Editora: Nova Fronteira
Nº de Páginas: 416
Comprar: Grandes Obras De Júlio Verne

CURTI

    • Em 1866, uma série de acontecimentos alarma os portos do mundo inteiro: vários navios se deparam com um monstro imenso, fosforescente e misterioso. O caso desperta a curiosidade do professor Aronnax, que se une a Conselho, seu criado, e ao arpoador Ned Land para empreender uma busca à fera. Mas a equipe não sabia que a suposta besta é, na verdade, o submarino Náutilo, um prodígio da tecnologia comandado pelo capitão Nemo. Os três são feitos prisioneiros pelo excêntrico capitão, que lhes permite vagar pelo submarino, porém lhes nega a liberdade. A partir daí, os prisioneiros vivem uma aventura insólita pelos quatro cantos do globo — ao longo de vinte mil léguas submarinas —, fascinados com o que veem e, ao mesmo tempo, apreensivos com a ideia de nunca mais voltarem para casa.

E lá vamos nós com mais um clássico. Hoje trouxe uma história que já vi por citação e comentários e referências em vários lugares, desde filmes, livros e etc. Com toda certeza essa história é um clássico que sempre aparece por aí em algum lugar. Confesso que mesmo assim eu sabia bem pouco sobre o que era o livro.
Devido a atividades suspeitas nos oceanos de que algum monstro do mar está atacando as embarcações, um grupo sai para que assim descubram o que está acontecendo e acabar de vez com o terror dos mares. Porém eles acabam percebendo que as coisas não são como imaginavam e assim partem em uma nova aventura.

“A descoberta da existência do mais fabuloso e mitológico de todos os seres não teria causado tamanha surpresa.”

Um rumor sobre um monstro marítimo começa a ser espalhado. Mas não aparenta ser uma história de pescador, já que muitos relatam terem visto algo enorme embaixo da água. Isso sem contar que ‘a coisa’ causou muitos danos para vários navios deixando para trás muito prejuízo. Então assim uma equipe é formada para ir atrás do monstro marítimo.
O professor Aronnax se junta a essa equipe, ele no caso é especialista em vida marinha e biologia em geral (creio que na época tem outro nome, mas simplificando era isso), leva junto com ele o seu criado, Conselho (melhor apelido) e lá eles conhecem o arpoador Ned Land, que sempre duvida das coisas e faz questão de ver as coisas com seus olhos, por isso ele embarcou e porque lógico ele quer pescar algo enorme. Porém o monstro não era exatamente o que aparentava e então após alguns acontecimentos ele embarcam em uma nova aventura.
Juntamente com capitão Nemo, os três (prof. Aronnax, Conselho e Ned Land), entram no submarino Náutilo e assim começam a descobrir coisas no fundo do mar que jamais pensariam existir ou ver com seus próprios olhos. Mesmo que tudo pareça ser diferente e a aventura maior do que podiam imaginar aos poucos eles sentem falta da terra, porém o capitão Nemo não parece querer deixá-los ir embora.

“Ao narrar essa excursão, sinto perfeitamente que não conseguirei ser verossímil. Sou historiador de coisas aparentemente impossíveis e, todavia, reais, incontestáveis. Não sonhei. Vi e senti!”

Este é daqueles livros que você precisa se situar do tempo (não exatamente entender de história, e sim costumes e coisas e tal) como por exemplo se tem algo no mar que está atrapalhando os navios é lógico que devemos matá-lo. Temos que lembrar que nestes tempos são assim (não que estejam certos…). Então algumas coisas (muitas) precisamos relevar pra não nos prendemos em coisas que praticamente eram o dia a dia daquelas pessoas.
Falando mais dos personagens o prof. Aronnax é do tipo de homem respeitoso pela sociedade, porém ao mesmo tempo ele é extremamente curioso o que o leva às vezes a quase passar do limite do aceitável, mesmo assim o achei sensato durante toda a história. Entre ele o Conselho e Ned Land, o prof Aronnax era uma espécie de líder, mesmo que Ned Land por muitas vezes tentava fazer o que quisesse ele ainda assim confiava no prof, o que achei bem legal de eles terem essa confiança em meio a situações inusitadas.
O capitão Nemo é alguém que esconde muitos segredos. Alguns se revelam aos poucos porém ele é um homem misterioso do qual eu me perguntava o que tinha acontecido para ele terminar tão amargurado, por mais que ele escondesse isso dizendo que levava uma vida autossuficiente longe da superfície. O ideal de vida dele era nunca precisar pisar em terra e viver submerso na água (em seu super-submarino), utilizando os recursos dos oceanos. Claramente desde o começo dá pra notar o quanto a sociedade no geral o magoou/irritou, mas tipo, eu já li sobre pessoas tentarem morar afastados de todos, mas embaixo da água foi algo original hahahaha. Durante a viagem deles há muitos seres marinhos que aos poucos vão conhecendo e todo um modo novo de vida vai surgindo.

“Entretanto, não poderíamos impedir que o equilíbrio produzisse os seus efeitos. Podemos desafiar as leis humanas, mas não podemos resistir às leis naturais.”

Este livro, assim como muitos dessa época, é muito descritivo. Por um lado é muito bom, já que boa parte das coisas sem uma boa descrição não daria pra entender, por outro lado pode ficar um pouco cansativo, e mesmo essa versão sendo ‘light’ ainda assim não dá pra ler o livro tão rápido. Mas eu gostei, desde dar entender que uma vida submersa era possível (mas algumas coisas eram bem fantasiosas para época, e creio que algumas ainda são impossíveis nos dias de hoje), mas era tudo tão bem explicado que se tornava possível dentro da história. O capitão Nemo com toda a sua oposição em viver na terra tenta convencer os recém chegados no submarino a ficarem com ele (seja por bem ou por mal), mas ele parecia tão perturbado nisso que eu realmente não o critiquei muito. Já o prof ficava na dúvida entre sua liberdade e conhecer novos lugares e espécies de animais marinhos no qual ele não teria acesso longe do submarino.
Este livro faz parte do box “Grandes Obras do Júlio Verne” clássicos light da Nova Fronteira, e esta é a segunda resenha do box (vão lá ler o que achei de A Ilha Misteriosa) em breve volto com o terceiro do box. E todos os livros deste box são de capa dura com desenhos lindos na capa e com cores que você nunca vai perder na sua prateleira já que são bem chamativas. Enfim é uma ótima aventura abaixo da água com direito a viver do que os oceanos oferecem e tentar entender qual o problema do capitão Nemo com todo o resto da humanidade. É um clássico que merece ser lido nem que seja para entender as inúmeras referências que são feitas a este livro até hoje. Embarque no submarino Náutilo e venha conhecer mais sobre os sete mares!

  • Este livro nos foi cedido pela editora Nova Fronteira, porém as opiniões são completamente nossas e sinceras. Não sofremos nenhum tipo de intervenção por parte da Editora em nossos comentários.

Você poderá gostar de ler essas resenhas também:

  • Robinson Crusoé
  • Viagens de Gulliver
  • A Ilha de Bowen
  • A Ilha do Tesouro
  • A Ilha Misteriosa
  • Playlist



Compartilhe twitter facebook WhatsApp
• Postado por Debyh
Minhas redes sociais:
postagem anterior próximo post
Cancel Reply
Deixe um comentário amigavel *-*

Leia os últimos comentários também...
  1. postado em abril 15, 2019 às 7:52 pm
    autor: Nina Spim

    Oi, tudo bem? Nunca li nem tive interesse no Verne, mais porque priorizo outros tipos de leitura, apesar de, na faculdade, ter mergulhado em muitos clássicos. Não tenho problema com muitas passagens descritivas, mas também depende do livro hehe. Não leria, mas gostei muito da sua resenha.

    Love, Nina.
    http://www.ninaeuma.blogspot.com

    Responder
  2. postado em abril 16, 2019 às 9:52 pm
    autor: Maria Luíza Lelis

    Oi, tudo bem?
    Eu tentei ler esse livro duas vezes e, infelizmente, não fluiu para mim. Eu tinha curiosidade por ser um clássico e porque é um dos favoritos do meu pai, mas as descrições me cansaram e confesso que não gostei de nenhum dos personagens.
    No entanto, adorei ler sua resenha e fico feliz que, mesmo sendo uma leitura mais lenta, você tenha gostado.
    Beijos!

    Responder
  3. postado em abril 19, 2019 às 10:09 pm
    autor: Andressa Ledesma

    Oii, tudo bom?
    Que capa mais linda! Eu nunca li esse livro, mas sempre quis muito por ter lido vários comentários. E acho que vou comprar essa edição mesmo.
    Adorei sua resenha, está bem completada e me deixou louca para conhecer a história.
    beijos

    Responder
Projetos Especiais Lista de resenhas por capas Lista de resenhas por nome Lista de resenhas em áudio Lista de resenhas de doramas Lista de resenhas de filmes e séries
EI nos siga!
Podcasts
Últimas resenhas
14/01
Sempre Em Frente – Simon Snow #1 – Rainbow Rowell
11/01
Com Sangue – Stephen King
8/01
Retrospectiva | Livros Lidos em 2020
5/01
Shine #1 – Jessica Jung
3/01
Sapiens, Uma Breve história da Humanidade – Yuval Noah Harari
30/12
Fangirl – Rainbow Rowell
Parcerias
Anúncios